Diretores, gerentes e assessores técnicos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) visitaram a planta industrial de higienização de têxteis (lavanderia) da Associação dos Hospitais de Porto Alegre, localizada no Lami, na Zona Sul da Capital.

A lavanderia, localizada em uma área de 11 hectares, tem capacidade instalada para lavar 30 toneladas de enxovais por dia. Atualmente, são lavadas de 18 a 20 toneladas por dia, sendo dez toneladas do GHC.

A associação também passou a contar com imunidade tributária, o que reduz as despesas com energia elétrica e água. Cerca de 50% do total dos têxteis higienizados pela lavanderia são oriundos dos hospitais do Grupo Conceição

Lavanderia da Associação de Hospitais de Porto Alegre registra aumento de produção e redução de custos

Diretores, gerentes e assessores técnicos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) visitaram a planta industrial de higienização de têxteis (lavanderia) da Associação dos Hospitais de Porto Alegre, localizada no Lami, na Zona Sul da Capital. Após uma apresentação sobre a produtividade da lavanderia, o grupo percorreu as áreas de produção e a estação de tratamento de água. O empreendimento, inaugurado em maio de 2013, é gerenciado por um consórcio de seis hospitais: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital São Lucas da PUC, Complexo Hospitalar Mãe de Deus, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Hospital Divina Providência. Em 2014, foi registrado um aumento de 23% do total de materiais higienizados, entre os enxovais hospitalares, que incluem lençóis, toalhas, uniformes e outros. 

Em janeiro do ano passado foram higienizadas 455, 3 toneladas de têxteis, passando para 573,5 toneladas em dezembro de 2014. A média em janeiro do ano passado era de 14,6 toneladas dia e passou para 18,8 toneladas por dia em dezembro do mesmo ano. Em relação ao custo por quilograma de roupa higienizada, foi registrada uma redução no valor, passando de R$ 2,87 em janeiro de 2014 para R$ 2,17 em dezembro do mesmo ano. “Essa foi a primeira experiência do país em gestão compartilhada em áreas hospitalares não concorrenciais e está possibilitando a troca de experiências e o aperfeiçoamento da gestão. A associação também passou a contar com imunidade tributária, o que reduz as despesas com energia elétrica e água. Cerca de 50% do total dos têxteis higienizados pela lavanderia são oriundos dos hospitais do Grupo Conceição”, informou o diretor-superintendente do GHC, Carlos Eduardo Nery Paes. 

Os seis hospitais fundaram a Associação dos Hospitais de Porto Alegre e adquiriram a empresa Ecoclean, com o objetivo de realizar a higienização dos enxovais hospitalares, que incluem lençóis, toalhas, uniformes e outros. Os lucros obtidos serão reinvestidos no próprio negócio para atualização tecnológica e ampliações. A ideia da Associação, que tem apoio e autorização dos ministérios da Saúde e do Planejamento, Orçamento e Gestão, é avaliar a possibilidade da iniciativa ser estendida, futuramente, também para outras áreas.

A lavanderia, localizada em uma área de 11 hectares, tem capacidade instalada para lavar 30 toneladas de enxovais por dia. Atualmente, são lavadas de 18 a 20 toneladas por dia, sendo dez toneladas do GHC. “O consórcio adquiriu todo o patrimônio da empresa ecoclean, que realizava a higienização do enxoval do Grupo há cerca de cinco anos, na condição de prestadora de serviços”, explicou o diretor Administrativo e Financeiro do GHC, Gilberto Barichello. O contrato de compra da planta industrial, assinado no dia 30 de novembro de 2012, incluiu além da área, o maquinário e demais instalações. Todo o licenciamento ambiental segue rigorosamente as determinações legais. A lavanderia possui sistemas para tratamento de efluentes e açudes naturais, o que garante autonomia para o funcionamento da estrutura.

Patente Requerida ®

Fale com a gente!

Endereço: Praça João Pessoa, 67 | Centro | São Vicente/SP

Telefone:  13 3467.3272 | 13 98122.3344​​​

Siga-nos
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey