Seis hospitais compram lavanderia para melhorar serviço de apoio

Uma parceria inédita entre seis hospitais públicos e privados de Porto Alegre  inauguraram em 2013 uma lavanderia em conjunto capaz de higienizar, diariamente, até 25 toneladas de roupas, com possibilidade de expansão. O objetivo é agilizar e melhorar a qualidade do serviço de apoio. Os integrantes da iniciativa são: Associação de Hospitais de Porto Alegre (AHPA), criada no final de 2012 pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Divina Providência, Mãe de Deus, Ernesto Dornelles, São Lucas da PUC e Hospital de Clínicas.

A notícia de que a Ecoclean, uma das poucas lavanderias de Porto Alegre e região capazes de absorver a demanda terceirizada por diversos hospitais, fecharia suas portas, as instituições decidiram unir esforços por meio do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa) e, criando a AHPA, adquiriram conjuntamente a empresa.

A lavanderia tem capacidade para atender às necessidades de hospitais que terceirizam 100% do seu processamento de roupas, como é o caso do Mãe de Deus, Conceição e Ernesto Dornelles, e apoiar aqueles que, mesmo com lavanderias próprias, têm dificuldades para dar conta da demanda. Além disso, as instalações e o maquinário poderão ser ampliados para acompanhar o crescimento dos hospitais participantes do consórcio.

O diretor-superintendente do Conceição (GHC), Carlos Eduardo Nery Paes, que também é presidente da AHPA, ressalta que a iniciativa foi pioneira no país. “Essa foi a primeira experiência no Brasil de gestão compartilhada em áreas hospitalares não concorrenciais e permitirá a troca de experiências e o aperfeiçoamento da gestão", destaca.

 

Segundo ele, a associação também contará com imunidade tributária, que vai possibilitar a redução de despesas. Os lucros obtidos serão reinvestidos no próprio negócio para atualização tecnológica e ampliações. "A ideia da Associação, que tem apoio e autorização dos ministérios da Saúde e do Planejamento, Orçamento e Gestão, é avaliar futuramente em que outras áreas podemos atuar em conjunto", acrescenta Nery.

O acompanhamento ambiental será outro aspecto facilitado pela parceria, uma vez que lavanderias hospitalares devem atender a uma série de requisitos para descarte de resíduos, por questões de saúde pública.

Patente Requerida ®

Fale com a gente!

Endereço: Praça João Pessoa, 67 | Centro | São Vicente/SP

Telefone:  13 3467.3272 | 13 98122.3344​​​

Siga-nos
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey